Março, o trabalho com o Imposto de Renda está começando a esquentar e a gente vem falar de contador consultivo? Pois é, meu caro contador, que tal respirar – nem que seja um pouquinho – ares diferentes das obrigações e descobrir que você pode ampliar os horizontes como contador consultivo e ainda oferecer crédito na praça?
A gente sabe que o tema contador consultivo já está muito batido [“mais do que batidinha de coco”, alguém brincou por aqui] e até causa canseira em muito profissional. Mas, de qualquer forma, temos que concordar, abrir horizontes traz sempre a possibilidade de seguir novos caminhos em qualquer profissão que seja. E, quando o assunto é contabilidade, a consultoria é, sim, uma opção que vem ganhando cada vez mais adeptos.
Proximidade + tempo = confiança
Se você se interessa pelo tema e almeja migrar da contabilidade tradicional para a consultiva, saiba que não é do dia para a noite que você vai chegar lá. E, para conseguir implementar o seu trabalho e alcançar os objetivos traçados com o seu cliente, não se pode esquecer que será preciso ganhar a confiança dele. E qual é a receita do bolo?
Bom, na verdade, não existe. Cada um trilha o seu caminho e depende muito de como o relacionamento vai fluir. Porém, podemos dizer, sim, que o tempo e a proximidade com o cliente podem trazer a confiança necessário para exercer o papel de contador consultor.
Extrair ouro das informações
Na contabilidade tradicional, o contador, geralmente, tem acesso às informações financeiras dos clientes e as usa para preencher as obrigações acessórias, entre outras formalidades. Porém, nem sempre tem tudo nas mãos ao mesmo tempo, o que dificulta qualquer análise.
Por outro lado, na consultoria, é fundamental ter uma visão ampla do que se passa com o negócio do cliente. A tal fotografia do momento da empresa que o balanço de fim de ano pode trazer, por exemplo. E aí entra o olhar técnico e a importância de conseguir extrair ouro das informações, ou seja, oferecer soluções que possam impactar diretamente no futuro da empresa.
Você pode até oferecer crédito
Após adquirir a confiança e conseguir fazer a leitura necessária sobre o momento no qual vive a empresa do cliente, às vezes, se constata que as notícias não são tão boas. Neste caso, oferecer crédito para novos investimentos pode ser a única saída para não fechar as portas.
Também podemos considerar um outro cenário. O contador sabe que tem um cliente que está indo muito bem, mas precisa de crédito para expandir os negócios ou aproveitar uma oportunidade.
Voltando ao começo do nosso texto, somente com tempo e proximidade o profissional contábil pode ampliar os horizontes para olhar a sua carteira e ver possibilidades para apoiar os negócios dos clientes e ainda aumentar oportunidades de receitas para o próprio escritório.
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